CMYK e RGB: o que são e quais as diferenças
Você sabe a diferença entre os sistemas de cores: CMYK e RGB? Conhecer a distinção entre cada um deles faz toda a diferença no resultado final de um material impresso, já que, se enviado com o sistema ‘’errado’’ pode-se ter surpresas quanto ao resultado que cada cliente deseja em seus impressos. Também é recomendado, em alguns casos, que haja um teste de impressão nas duas versões, para que o cliente saia completamente satisfeito quanto as cores do seu produto.
CMYK
A sigla CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) trata-se de uma abreviatura de um dos sistemas de cores utilizados: ciano, magenta, amarelo e preto. As quatro cores que definem este padrão são aptos a formar uma quantidade enorme de outras tonalidades, criando diversos outros tons. Por isso o CMYK é mais utilizado na produção de itens impressos, já que é ideal para ser o mais fiel possível ao que é visto de maneira digital, na impressão. Sendo assim, o esquema oficial na indústria gráfica. Esse sistema não tem como base a emissão de luz, mas sim a pigmentação.
- Ciano: R=0, G=255, B=255
- Magenta: R=255, G=0, B=255
- Amarelo: R=255, G=255, B=0
- Preto: R=0, G=0, B=0
RGB
Já o RGB, onde suas iniciais correspondem ao vermelho, verde e azul, trata-se do sistema em que, para uma cor ser ‘‘criada’’ pelo RGB, é necessário adicionar luz com os níveis de cor pretendidos. Trata-se de um padrão para exibição em telas digitais, além de ser utilizado em impressoras fine art. O padrão de cor RGB é específico para o ambiente virtual, e perde sua qualidade quando vai ser utilizado em impressões.
- Vermelho: R=0, G=0, B=255
- Verde: R=255, G=0, B=0
- Azul: R=0, G=255, B=0
- Branco: R= 255, G=255, B=255
Considerações finais
Agora que você já conhece os dois padrões de cores saiba que o mais recomendado para impressão em papéis é o CMYK, pois quatro cores de tinta obtêm mais qualidade do que usando apenas três, como é o caso da RGB, que é recomendado para projetos na web.
É imprescindível que se tenha em mente que não são todos os tons de cores que, ao serem transferidas do computador, terão o mesmo tom visualizado. É necessário ter atenção com essas variáveis antes de finalizar um arquivo e enviá-lo para a gráfica.
